transicao agroecologica
A transição agroecologica deve se entendida como um processo gradual e multilinear de mudanças, que ocorre através do tempo, nas formas de manejo dos agroecossistemas. A transição ela e de um modelo de agricultura convencional para uma agricultura de modelo sustentável.
Transição agroecologica
1.0- A transição no pensamento sociológico
A transição, no pensamento sociológico, sempre esteve aliada á passagem de um modo de produção a outro, como foi a evolução do capitalismo a partir do feudalismo. Foi pelos os trabalhos de Karl Marx e Frederich Engels, como fundamental importância ás teorias dos modos de produção e das formações socioeconômicas, que se r as ideias sobre a transição.
Por meio de Karl Kautsky e Vladmir Lênin foram feitas interpretação marxistas com respeito ao papel da agricultura em tal esquema teórico.Por meio deles se formo as fundações do que ficou conhecido como marxismo ortodoxo na questão agrária.
O Marxismo ortodoxo na questão agrária pode ser definido como o esquema teórico que interpreta a evolução das estruturas agrárias no processo históricos, portando as seguintes características:
O crescimento das forças produtivas e a configuração dos progressos determinariam a evolução unilinear da agricultura;
As mudanças na agricultura seriam disciplina por uma sequencia histórica de fases ou modos de produção irreconciliáveis entre si;
Ao ser incapaz de incorporar o progresso tecnológico o campesinato seria eliminado pela centralização e concentração necessária ao desenvolvimento do capitalismo industrial;
A grande exploração agrícola possui uma superioridade técnica que, através das vantagens da economia de escala, permitiria o crescimento de sua composição orgânica de capital, avançando assim em direção á socialização da produção agrária ;
Há uma contraposição entre grande e pequena propriedade, cujo desenlace seria a proletarização do campesinato e a polorização social no campo.
As características deram base