Transgênicos
Os produtos transgênicos causam muito risco para a saúde, e também para o meio ambiente. Alguns desses riscos são:
Aumento das alergias: Quando se insere um gene de um organismo em outro, novos compostos podem ser formados, alterando principalmente proteínas e aminoácidos do organismo que recebeu o gene. Se esse produto, um transgênico, for alimento, as substâncias modificadas nele contidas podem provocar alergias em muitas pessoas.
Aumento de resistência aos antibióticos: Para se certificar de que a modificação genética deu certo, são inseridos nos transgênicos os chamados genes marcadores de bactérias resistentes a antibióticos. Com isso, pode ocorrer o aumento da resistência há antibióticos nas pessoas que consumirem esses alimentos, ou seja, em casos da necessidade do uso de antibióticos, pode ocorrer á redução ou anulação da eficácia desses medicamentos, o que é um sério risco para a saúde pública.
Aumento das substâncias tóxicas nos alimentos: Existem plantas e microorgnismos que produzem substâncias tóxicas para se defender de seus inimigos naturais. Se genes desses organismos forem introduzidos em alimentos transgênicos, o nível dessas toxinas aumenta muito, o que irá causar danos à saúde das pessoas que consumirem esses produtos.
Riscos ao meio ambiente: Os perigos que os transgênicos oferecem ao meio ambiente são muitos. Com a inserção de genes de resistência aos agrotóxicos em certos produtos transgênicos, as pragas e plantas invasoras poderão adquirir a mesma resistência, o que vai exigir a utilização de quantidades cada vez maiores de agrotóxicos nas plantações, contaminando os alimentos, a água e o solo. Através da polinização, vários dos genes introduzidos nas plantas podem ser introduzidos em plantas nativas ou outras plantas cultivadas não transgênicas, havendo o risco de causar a extinção de espécies e modificações nos ecossistemas.
Algumas curiosidades sobre os transgênicos
- Os maiores produtores mundiais