Nestlé
A história da Nestlé começa em 1866 quando Henri Nestlé começava a fazer os primeiros experimentos que combinavam leite de vaca, farinha de trigo e açúcar , resultando assim na criação da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA. Enquanto isso os americanos Charles e George Page fundaram a Anglo-Swiss Condensed Milk Company, que era fabricante de leite condensado.
No ano seguinte, em 1867, na Suíça houve o lançamento oficial da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA marcando então o início das atividades da Société Nestlé. O ninho, brasão da família Henri Nestlé, foi utilizado como marca da empresa nascente.
Primeira Logo da empresa Nestlé
Em 1876 deu-se início no Brasil a importação da NESTLÉ® FARINHA LÁCTEA, 9 anos após o seu lançamento na Suíça. A Société Nestlé, que tinha sido comprada de Henri Nestlé por Jules Monnerat em 1874, e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company mantiveram uma forte concorrência até se fundirem em 1905, surgindo assim, a Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Company.
Em 1921, um grande passo da Nestlé em nosso território, foi inaugurada a primeira fábrica no Brasil, em Araras interior de São Paulo. No mesmo ano foi montada uma sede da Nestlé, na Rua da Misericórdia, no Rio de Janeiro.
Durante todo o período dos anos 20 a Nestlé fez grandes avanços em território nacional, montando além de sua sede no Rio de Janeiro, mais 2 sedes na mesma cidade e uma filial em Recife no Pernambuco, sem contar na compra da Sociedade Anonyma Companhia de Lacticínios Santa Rita e a Indústria de lacticínios Santa Ritense, transformando-a no primeiro posto de recepção de leite no Brasil, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro interior de São Paulo.
Em 1927 a Companhia Nestlé que era a proprietária da marca do Leite Condensado Ararense, começa a estampar no rótulo “Leite condensado Marca MOÇA”. A moça leiteira do rótulo do Milkmaid, antes importado, era tão expressiva que os consumidores brasileiros foram, pouco a pouco, chamando o produto de “ o leite da moça”.
1.1