Transgênicos
Oque são transgênicos?
Transgênicos são organismos que, através de técnicas de engenharia genética, foram modificados e passaram a conter materiais genéticos de outros organismos, com o objetivo de obter características novas ou melhoradas em comparação ao organismo original.
Alguns pesquisadores acreditam que o consumo desses produtos pode ter efeitos prejudiciais ao organismo humano, mas a conseqüência dessas mudanças genéticas ainda é desconhecida.
Há diversas discussões sobre aspectos socioeconômicos envolvidos, como a venda casada de pesticidas. Além disso, plantas de sementes transgênicas não produzem sementes férteis e não podem ser plantadas de novo.
Transgênicos que melhor se combinam:
Nos últimos anos se vêm apostando nas sementes “inteligentes”, que combinam sementes cada vez mais resistentes com maior proteção contra pragas e doenças. Dos transgênicos existentes no mundo oque melhor se combinam são os que possuem essas duas características: resistência a herbicidas e propriedades inseticidas.
1º Transgênico:
O primeiro organismo geneticamente modificado (OGM) ou transgênico criado foi à bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980.
Vantagens e desvantagem dos transgênicos:
Vantagens: As vantagens aclamadas pelos defensores da mudança genética proclamam que o transgênico pode receber a função de prevenir, evitar ou reduzir o risco de doenças a partir de alimentos que estimulem o sistema imunológico, ou que contenham substâncias pouco produzidas pelo organismo, como a insulina no caso dos diabéticos. A produção também é um foco defendido: as plantas poderiam apresentar mais resistência aos ataques de doenças, secas e pragas, por meio de defesas inseridas em seu gene. Assim, estaria reduzido o número de agrotóxicos e produtos nocivos ao meio ambiente e as lavouras seriam mais produtivas e menos vulneráveis.
Desvantagens: Os desfavoráveis alegam que