Transgênicos no brasil
Trata-se de vegetais cuja estrutura genética é alterada ao serem inseridos genes de outro organismo, atribuindo características não programadas pela natureza. Tudo isso implica em várias discussões éticas e econômicas. Com a inserção de genes entre espécies, os cientistas tentam encontrar soluções para problemas da humanidade. Desenvolvendo vegetais transgênicos, os pesquisadores abrem alternativas que, nos próximos anos, vai alterar nossos hábitos alimentares e cuidados com a saúde.
Por todas as razões apresentadas, não existe outra posição responsável senão a de dizer não aos transgênico e lutar por uma moratória por tempo indeterminado de seu cultivo e comercialização. Contra o rolo compressor das empresas e a posição subserviente do governo brasileiro, devemos exigir um amplo debate na sociedade para que a opinião pública, devidamente informada, possa se manifestar a respeito.
A senadora Marina Silva(PT-Acre), criou um projeto de lei que estabelece uma moratória imediata do cultivo de organismos geneticamente modificados no Brasil.
Tem que haver mais pesquisas sobre os transgênicos, para que tenha absoluta segurança sobre o mesmo.
FATORES POSITIVOS
Acredita-se que o que vai realmente valorizar a planta trangênicas será o desenvolvimento de variedades que garantam maior teor de proteína e óleo. E produzir alimentos, mais nutritivos e mais baratos, além disso, o cultivo dos transgênicos é mais eficiente. Complementando, com o uso dos transgênicos, diminuirá o uso de agrotóxicos e inseticidas, diminuindo o custo da produção.
Tomates transgênicos com genes que modificam a parede celular, aumenta sua vida útil, aumenta sua resistência a pragas e melhora a qualidade.
A planta trangênicas pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada.
Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães, o que reduz o preço desse ingrediente.
FATORES NEGATIVOS
Podem causar alergias ou