Transgenicos
O que é:
Alimentos transgênicos ou organismos geneticamente modificados, são alimentos produzidos em laboratórios a partir da introdução de genes de outras espécies, com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleção artificial
Seus Danos:
Intoxicação de espécies animais ou vegetais por componentes de transgênicos, a ocorrência de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos.
Existem também a possibilidade desses alimentos diminuírem ou anularem o efeito de antibiótico no organismo, e a de se perder o controle sobre os indivíduos originais e os transgênicos, podendo causar impactos inestimáveis em toda a biodiversidade, como adição de novos genótipos, eliminação de espécies, exposição de indivíduos a novas doenças, redução da diversidade genética e interrupção da reciclagem de nutrientes e energia.
Transgênicos x Bioética
A utilização destes organismos, e de produtos que os contém, é um tema de bastante destaque e controvérsias. Os defensores afirmam que esses alimentos são mais produtivos e resistentes, reduzem o uso de pesticidas e podem acabar com o problema da fome no mundo. Assim, segundo eles, os GMO (organismos modificados geneticamente), se utilizam de menos recursos naturais, e melhoram a vida dos agricultores.
Já a vertente contraria frisa primeiramente as questões éticas, questionando ate onde vai o direito humano de alterar a natureza; e aponta que, desde Malthus, sabe-se que o problema da fome não é em razão da falta de alimentos, mas sim a ma distribuição destes – O que contraria o argumento dado por aqueles que defendem o GMO.
Transgênicos x Direitos Fundamentais o conceito de dignidade humana está relacionado à satisfação das necessidades básicas de sobrevivência do ser humano, e que, uma vez que se reconhece que as pessoas dependem do consumo, este ato torna-se uma necessidade humana essencial, principalmente no que