Transgenicos
Definição
São organismos geneticamente modificados (OGM´s) através de engenharia genética, sofrem alterações no seu genoma de indivíduos de outra espécie verificando-se suas características.
Os OGM´s foram criados com o intuito de obter organismos melhorados em relação à determinada característica de varias, comparado ao individuo original.
Prós
-Os alimentos geneticamente modificados pode ter função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas com organismos geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico.
-O uso de transgênicos pode reduzir o uso dos agrotóxicos (herbicidas, inseticidas e fungicidas) mais danificantes, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e a produção prejudicará menos o meio ambiente.
-As plantas geneticamente modificadas podem adquirir resistência aos ataques de insetos, de pragas e a seca.
-Através da resistência de fungos e doenças aumentando assim a produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas.
-Outro ponto é o aumento de produção de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir o problema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos de produção, facilitando assim a vida dos especialistas.
Contras
-O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outra parte do organismo podem ser infectados.
-Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas e determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pelas alterações genética dos alimentos.
-Além dos riscos a saúde também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos transgênicos adquirem resistência aos efeitos dos agrotóxicos, e os restos poderão escoar para rios e solos contaminando o lençol freático e a diminuindo