transformações químicas
Data ________ Turma_______
Nome:____________________
Transformações Químicas
O que acontece com o lixo com o passar do tempo? Que materiais, aparentemente, não sofrem transformações no lixo?
Com o passar do tempo, o lixo sofre uma serie de transformações. Mudam a cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há duvida de que características de um alimento mudam depois que vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química. Os cientistas denominam os objetos ou os processos que estão sendo estudados de sistemas, e as características e propriedades que os sistemas apresentam, de estado do sistema. Portanto, a evidência de uma transformação esta na mudança do estado do sistema. Portanto, a evidência de uma transformação está na mudança do estado do sistema. As características anteriores á transformação correspondem ao estado inicial do sistema e as características posteriores correspondem ao estado final.
Qual a diferença entre as transformações sofridas por alimentos e a transformação ocorrida por uma lata ao ser amassada?
Ao compararmos o estado inicial de uma lata normal com o estado final, após ser amassada, verificamos que ocorreu uma mudança nas características. Porém, o que mudou foi só a forma física do material. A lata continua sendo constituída de uma liga de alumínio. Já os alimentos, depois que sofrem decomposição, apresentam outra constituição. As transformações que não envolvem mudança na constituição das substâncias são chamadas de físicas. Quando a constituição da substância se altera, estamos diante de uma transformação química, também chamada de reação química. A todo instante ocorrem transformações á nossa volta. Você já viu que a transformação física, como a que ocorre com a lata de alumínio prensada, não muda a natureza do