Transformando o lixo em Arte
Campus Marte
Curso de Pedagogia
São Paulo
2014
Centro Universitário Anhanguera Educacional de São Paulo
Campus Marte
Trabalho apresentado à disciplina Projeto
Multidisciplinar I - Curso de Pedagogia do
Centro
Universitário
Anhanguera
Educacional de São Paulo – Campus Marte.
Professor°: Eduardo Natali Valentina
São Paulo
2014
1.
APRESENTAÇÃO:
Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea são os resíduos sólidos, toneladas são descartadas diariamente em aterros sem que passem por um processo de seleção. Se considerado o aumento na demografia e consequentemente, o aumento de produção das indústrias será possível perceber o tamanho das implicações que este fato gera ao meio ambiente. Uma vez que a geração de resíduos não cessa, se tornam inesgotáveis os danos causados ao meio ambiente por estes resíduos. Uma solução para este fato é a reutilização e a reciclagem de materiais sustentáveis ou se apenas usam tecnologias menos agressivas.
Os materiais ditos ecológicos ou sustentáveis tem que obedecer a uma seria de critérios que vão desde a extração da matéria prima do produto até seu destino final.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. O termo sustentabilidade tem se tornado cada vez mais popular, especialmente no mundo dos negócios, as empresas tem alardeado medidas nesse campo procurando ser vistas como instituições preocupadas com nosso planeta, mas a questão é bem mais abrangente – tem tudo a ver com EDUCAÇÃO.
A ABRELPE, associação que reúne empresas de limpeza pública, publicou um levantamento indicando que 3.371 municípios brasileiros – 60% do total – deram destinação inadequada aos resíduos sólidos produzidos em 2011.
Muitas dúvidas surgem a respeito de certos materiais a serem realmente
A situação não mudou em 2012, segundo a Abrelpe houve um crescimento de 1,3% no lixo por