transformadores
INTRODUÇÃO
O transformador é uma máquina elétrica usada em corrente alternada para adequar uma determinada tensão que se deseja obter tendo-se uma diferente fornecida, podendo elevar ou rebaixar esta tensão fornecida. O princípio básico de funcionamento do transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Essa prática em laboratório consiste na realização de 2 ensaios (a vazio e de curto-circuito) em transformador monofásico, cujo objetivo é a obtenção de resultados práticos, que serão confrontados com os cálculos teóricos obtidos a partir de determinadas características desse tipo de equipamento. Com base nos resultados aferidos, o profissional poderá alterar ou manter as características do transformador com o fim de lhe conferir segurança, estabilidade e durabilidade.
Estudo do Transformador em curto – circuito
Ensaio de um transformador em curto-circuito
Este ensaio é feito com os terminais no secundário em curto-circuito, simulando uma carga máxima.
Como o secundário está em curto, já saberemos que não se pode aplicar a tensão nominal no primário, sob o risco de queimar o transformador. Deste modo, variamos essa tensão no primário de modo que seja estabelecida a corrente nominal do primário. Quando acontecer, também sabemos que pela relação de transformação, a corrente no secundário também estará à sua nominal.
Neste tipo de ensaio, por conveniência, o lado de alta tensão é tomado usualmente como sendo o primário, ou seja, o ensaio foi realizado no lado de alta tensão do transformador. O lado de baixa foi curto-circuitado e o procedimento durou 1min 30seg para que o equipamento não sofresse danos.
A tensão aplicada ao terminal primário não é a