transformador
Técnico em Eletrônica
Laboratório
Transformador
Carlos Cesar Martins Aguiar
Modulo 1 de eletrônica
IFBA
Prof. Marcelo Mendonça
Vitória da Conquista, 2013-10-05
INTRODUÇÃO
Pratica realizada no laboratório de eletrônica, com a supervisão do professor Marcelo. Um transformador simples consiste em duas bobinas enroladas em torno de um núcleo de ferro, que utiliza a indução mutua para mudar a voltagem de um circuito, para outro. Com a fonte geradora de funções será conectado ao primário do transformador e no secundário, com o osciloscópio será feita a medição de entrada e saída do transformador, para a medição da tensão e da corrente será utilizado o multímetro, para ser feito a relação das espiras das bobinas do transformador, usando tensão AC e freqüência de 60Hz.
MATERIAS UTILIZADOS
Transformador
Fonte geradora de funções
Multímetro
Osciloscópio
Resultado e discussões
RESULTADOS E DISCUSSÃO Medido a entrada e a saída, primário e secundário do transformador, no osciloscópio foi registrado o valor de pico que será usado para o calculo de Vrms. Com a equação Vm=v/raiz quadrada de 2. Em seguida poderá ser feita a relação das espiras das bobinas V1rms/V2rms=N1/N2.
V1 pico
V2 pico
Vrms 1
Vrms 2
Relação N1/ N2
10v
2,4v
7vrms
1,7vrms
1/4
CONCLUSÃO
Os transformadores são feitos para operarem em corrente alternadas , quando usado em corrente continua não gera variação no fluxo de corrente, porque o fluxo na corrente continua é constante, a oscilação é próximo de 0 (zero). O transformador tende a ser elevador quando a voltagem no secundário é maior que no primário e abaixador quando ocorrer o contrario
REFERÊNCIAS www.sofisica.com.br www.google/imagens