Transformador a seco
Hoje em dia com o objetivo de pleno desenvolvimento destes, milhares de transformadores neste padrão tem sido fornecidos por indústrias de projetos e construção desses trafos, com aplicações nas mais diversas condições e instalações, atestando a sua excepcional confiabilidade, alem de ser ecologicamente correto.
Sua confiabilidade ocorre, pois os transformadores a seco respeitam os rigorosos parâmetros no que diz respeito às demandas do sistema elétrico e de funcionamento em áreas com condições climáticas extremas.
Basicamente, qualquer transformador pode ser construído a seco, desde que suas medidas de tensão e potencia possam ser designadas sem a acomodação de um óleo isolante ou qualquer outro meio liquido isto porque seu núcleo é constituído por ferro silício laminado a frio e isolado com material inorgânico, e enrolamento primário e secundário, estrutura essa igual à de todos os transformadores de distribuição.
Suas principais características são:
- Ocupa aproximadamente 45% da área de um transformador isolado com óleo.
- Projetos com transformadores a seco, alem de ocuparem menor espaço, simplificam as obras civis que são necessárias com os transformadores em liquido isolante (dispensam a execução de poços de recolhimento de liquido, sistemas de combate a incêndio, paredes corta-fogo, etc.), simplificam a instalação elétrica pela dispensa de acessórios de monitoramento do transformador.
- Apresentam baixo custo operacional, pois não requerem manutenção nem apresentam os instrumentos de proteção e controle, típicos de trafos com liquido isolante.
Considerando o dimensionamento térmico favorável