Tranformadores a seco
1 INTRODUÇÃO 1
1.2 PROBLEMA E PREMISSAS 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4ESTRUTURA DO TRABALHO 5
1.5-Conclusão....................................................................................................12
1.2-PROBLEMA E PREMISSAS
O transformador é um dos principais equipamentos elétricos existentes, tendo um grande número de aplicações como, por exemplo, na utilização em redes de distribuição, transmissão e geração de energia. Suas perdas acarretam um aumento nos custos de manutenção, operação e fabricação destes.
Normalmente os transformadores são equipamentos de alta eficiência, porém quando colocados na rede elétrica, o total de perdas dele é muito alto. Uma maior eficiência implica em custo mais elevado, devido à utilização de materiais mais caros na fabricação. Portanto, a busca por um método de diminuição dessas perdas é de grande valia. Essa redução, associada com a otimização do dimensionamento, resulta em um aumento na sua eficiência energética, o que resulta na diminuição do custo operacional e na redução do custo total do transformador.
Com uma construção equilibrada, auxiliada por um algoritmo genético e um software adequado, podem-se diminuir a massa e o volume do projeto e reduzir as perdas, aumentando assim o rendimento da máquina.
1.3-JUSTIFICATIVA
O trabalho de Alexandre P. Sohn e César H. Igami tem por fim minimizar o volume e a massa de um transformador a seco utilizado em máquinas industriais.
Desenvolveram-se, então, vários métodos de cálculo como Produto vs Área e Geometria do núcleo para determinar as dimensões do projeto. Tais metodologias foram propostas por McLyman (1982).
Também foi utilizado um algoritmo evolutivo como metodologia computacional para posteriormente comparar-se com os resultados obtidos nos métodos de cálculos e, assim, estabelecer um processo de otimização do projeto.
Considerando que a proposta citada não explicita