transferência de calor
Transferência de calor
É o processo de propagação de calor no qual a energia térmica é transmitida de partícula para partícula do meio, sempre do ponto de maior temperatura para o ponto de menor temperatura.
O calor pode ser transmitido, transferido ou propagado por tipos de processos de: convecção, condução e irradiação.
Convecção – Fenômeno que acontece apenas nos fluidos, e acontece em razão da diferença da densidade do fluido, um exemplo é o ar-condicionado que apresenta um melhor desempenho quando é colocado em um lugar mais alto, porque o ar mais denso que sai do ar-condicionado desce e o ar mais denso (ar do ambiente) sobe, ocasionando assim a corrente por convecção.
Condução – Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõem o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de uma vela. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama.
Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade.
Irradiação – É uma forma de transferência de calor, que para ocorrer, não necessita de um meio material para se propagar. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamados de ondas eletromagnéticas. Exemplo: os raios de luz do sol.
Trocadores de calor
São os equipamentos de vários tipos e configurações onde ocorre transferência de energia sob a forma de calor entre duas ou mais massas de fluido que podem ou não estar em contato direto.
Trocadores de casco e tubos – Este trocador é constituído com tubos e uma carcaça. Um dos fluidos passa por dentro dos tubos, e o outro pelo espaço entre a carcaça e os tubos.