Transferencia de tecnologia
Conceito
Primeiramente para compreender a definição de transferência de tecnologia, temos que compreender a definição de tecnologia.
Tecnologia é entendida basicamente como o sistema de conhecimentos, técnicas, habilidades, expertize e organização utilizado para produzir, comercializar e utilizar bens e serviços que satisfazem as necessidades humanas e sociais. A tecnologia é um fator chave para competitividade das empresas e crescimento das nações, além de melhorar a qualidade e a produtividade, e encurtar o tempo de entrega de produtos ao mercado.
Isso posto, a transferência de tecnologia é um processo através do qual se transfere conhecimentos científicos ou técnicos combinados com os fatores de produção. Por meio da transferência de tecnologia, o que é transferido torna-se acessível a indivíduos, empresas ou até a um governo. Tem como objeto a transferência de habilidades, conhecimentos, tecnologias, métodos de manufaturas, tipos de manufaturas e outras facilidades. Esse procedimento visa assegurar um desenvolvimento cientifico e tecnológico acessível para um maior número de usuários.
É o processo de importação de tecnologia (know-how) e para que ela aconteça seus requisitos devem ser preenchidos, ou seja, deve haver motivação para que se realize a transferência de tecnologia, além de recursos financeiros e humanos para que a transferência se concretize e seja viável.
A transferência de tecnologia envolve atividades voltadas para a compra/absorção de tecnologias nacionais ou estrangeiras consideradas de interesse para a capacitação tecnológica da empresa nacional ou do governo que contribui para o desenvolvimento econômico e social do país. Essa transferência tem sido impulsionada devido à crescente importância do conhecimento para o avanço tecnológico e competitividade.
No Brasil a transferência de tecnologia se efetua através de contratação tecnológica e para que surta determinados efeitos econômicos; o contrato deve ser