transferencia de sólidos
1. INTRODUÇÃO
Os transportes na indústria abrangem três tipos distintos de operações unitárias. São esses: transporte de sólidos, bombeamento de líquidos e movimentação de gases. O conhecimento prático sobre o transporte de sólidos é de extrema importância, pois representa grande parte dos custos de operação. Os estudos de transporte de sólidos também abrangem a automação dos processos, que substitui a necessidade de mão-de-obra humana. Também parte da necessidade de se encontrar um transporte versátil para os tipos de sólidos.
Para a seleção e dimensionamento de equipamentos de transporte, existem variáveis que devem ser consideradas. As principais delas são: capacidade de operação; distância e desnível entre carga e descarga; fatores econômicos; e a natureza do material transportado (umidade, mobilidade, aglutinação, granulometria).
1.1 Transporte pneumático
O transporte pneumático é uma das mais importantes técnicas de transporte de partículas na indústria. Trata-se da movimentação do material suspenso numa corrente de gás a distâncias horizontais ou verticais.
1.2 Transporte hidráulico
Envolve a utilização de água em tubulações para realizar o transporte de materiais particulados. Não pode ser aplicado para o deslocamento de materiais que não podem entrar em contato com a água.
1.3 Transporte mecânico
O transporte mecânico é aquele no qual se utiliza de equipamentos mecânicos como correias, elevadores de caçambas e transportadores vibratórios para arrastar a fase particulada. É adequado para materiais de granulometria grosseira ou que sejam abrasivos aos dutos de transporte hidráulico.
2. TRANSPORTE PNEUMÁTICO DE SÓLIDOS
O transporte pneumático consiste no deslocamento de material em pó ou granulado através do fluxo de ar na vertical ou na horizontal. Pode ser aplicada nos sistemas de despoeiramento, descarga de filtros de manga, transporte de pó ou de produtos de granel.
Figura 1 – Transporte pneumático
O