SIMILARIDADE NOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA
Existem certas semelhanças entre os processos de transferência de massa, calor e momento, semelhanças que permitem o estudo conjunto desses fenômenos e auxilia no entendimento dos mesmos, já que o conhecimento de um deles leva ao conhecimento dos outros.
1.1 Transferência de quantidade de movimento
Isaac Newton (1642-1727) estudou o transporte de movimento usando duas camadas próximas de fluidos em escoamento e percebeu que por causa do movimento aleatória das moléculas de fluido, elas passavam da camada de maior velocidade para a de menor velocidade, sendo assim, passando a acelerar a camada de menor velocidade, e coerentemente, as da camada de menor velocidade passavam para a mais rápida, desacelerando-a.
Newton concluiu que se há alguma variação da quantidade de movimento, também existe uma força, nesse caso uma tensão tangencial ou uma força distribuída. Essa força τ é inversamente proporcional a distancia entre as camadas e diretamente proporcional a diferença de velocidade. Sabendo que o transporte de movimento é da maior para a menor velocidade e tratando µ como uma constante de viscosidade (kg/ms), pode-se afirmar que a transferência da quantidade de movimento em um fluido é obtido através da equação: τ = -µ
No processo da evolução do escoamento, inicialmente as velocidades das placas e das partículas comportam-se como um solido, com velocidades iguais. Após acelerar uma das placas o transporte de movimento ocorre e a outra parte do fluido ainda não se alterou. Depois de um certo tempo a velocidade se torna linear e não se altera mais, representando o escoamento já equilibrado.
1.2 Transferência de Massa
Há uma enorme diversidade de fenômenos de transferência de massa, a mistura do açúcar em um copo com agua, evaporação de líquidos, dispersão de poluentes no meio ambiente, difusão de átomos, etc. De maneira geral, em situações que possuem dois ou mais componentes químicos