Software spring
Centro de Engenharia da Mobilidade
Modelo Numérico do Terreno (MNT)
Joinville, 2014
Resumo
Neste trabalho serão apresentados os resultados obtidos, utilizando o software spring, de um modelo numérico do terreno (MNT).
O Modelo Numérico do terreno é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. Através do MNT é possível obter informações como dados de relevo, informação geológica, levantamentos de profundidades de um mar ou de um rio, entre tantas outras informações.
O processo de elaboração de um MNT pode ser divido em três etapas: amostragem, modelagem e aplicações.
A primeira etapa, amostragem, é feita escolhendo-se uma amostra da área que se quer analisar. Geralmente essas amostras são representadas por curvas de isovalores ou pontos tridimensionais.
A segunda etapa, modelagem, é feita através do software spring com o objetivo de ter uma representação contínua do terreno através das amostras.
A terceira etapa, aplicações, são os procedimentos de análise.
Serão apresentados como resultado neste trabalho a grade retangular(GRID) com seus interpoladores, uma grade triangular(TIN), uma imagem sombreada e, por fim, uma imagem de declividade e exposição.
DESENVOLVIMENTO
1. Grade Retangular (GRID)
É um modelo digital que aproxima superfícies através de poliedros de faces retangulares. O processo de geração de uma grade retangular consiste em estimar os valores de cota de cada ponto da grade a partir do conjunto de amostras de entrada.
1.2 Interpoladores
- Interpolação por vizinho mais próximo
Esta interpolação é definida pela escolha de apenas uma amostra vizinha para cada ponto da grade. Usa-se quando se deseja manter os valores de cotas das amostras na grade, sem gerar valores intermediários.
Figura 1- Interpolação por vizinho mais próximo em 3D.
Figura 2- Interpolação por