Transexuais
Gerald Ramsey
Parte V – Infância e Adolescência
Como são as crianças e adolescentes transexuais? Os comportamentos e verbalizações de cada transexual variam muito de acordo com sua idade. A passagem do indivíduo da infância para a fase adulta é algo muito complicado, caracterizado desde grandes avanços até paradas abruptas e retrocessos. A criança pequena revela sua disforia de gênero mais por meio de atitudes do que palavras. Porém, quando ingressam na escola primária, as suas interações verbais tornam-se cada vez mais eloquentes, podendo até, em alguns casos, partilhar o fato de se sentir diferente. As crianças de até oito anos, apesar de não entenderem muito bem o que está acontecendo, sentem vontade e necessidade de ser como eles mesmos, diferente daquilo que eles enxergam. Já os adolescentes, a partir do momento da puberdade, em que começam a desenvolver as características de seu sexo de origem, geralmente entram em depressão. Durante o início da idade adulta, os transexuais passam a adotar medidas desesperadas, como abrir mão de seus sentimentos, afogar seus problemas em bebidas, ou então ir à terapia, esta ultima que geralmente ajuda o indivíduo a se entender e iniciar o processo rumo à cirurgia.
Com que idade uma pessoa pode candidatar-se à cirurgia? Para o autor, o diagnóstico de transexualidade não pode ser dado com certeza antes da idade adulta, portanto não se deve fazer a cirurgia antes desse período. Apesar disso, é importante que as crianças e adolescentes com distúrbio de gênero comecem a fazer terapia logo cedo, para identificar o quanto antes o problema. Também é necessário dar a liberdade de o jovem ser quem é, sem tentar muda-lo, pois se ele realmente for transexual, essa tentativa trará sofrimento para o indivíduo.
Como a criança pequena vivencia a transexualidade? Praticamente todas as pessoas, incluindo os pais, tratam meninos e meninas de maneira diferente. Portanto, dia após dia o transexual não