Transdutores
1.1) As Grandezas Força e Torque
Força é uma medida da interação entre corpos. Diversas formas de força podem ser encontradas na natureza, tais como forças atômicas, eletromagnéticas e gravitacionais, entre outras. A força é uma grandeza vetorial, sendo definida por magnitude e direção.
Pelo sistema internacional, a unidade de força é newton (N) e é definida como a unidade de força que fornece à massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s2 . Não é conveniente, na prática, produzir uma aceleração esta aceleração de 1m/s2 à uma massa de 1 kg para realizar o padrão de força de 1 N, usando assim o artifício de massas conhecidas que quando sujeitas à força gravitacional local, resultam em forças conhecidas. A maquina para realizar tal experimento é a máquina de peso morto.
Torque é uma medida de quanto a força atuando sobre um objeto resulta em uma rotação no mesmo. Em outras palavras podemos dizer que torque é o produto vetorial entre a distância do ponto do eixo de rotação ao ponto de aplicação da força e a força aplicada (equação 1). As variáveis podem ser vistas na figura 1.
Fxr r
Figura 1 - Torque
Segundo o sistema internacional a unidade de torque é newton-metro (N.m). O torque também é uma grandeza vetorial, definida pela magnitude e direção.
1.2) Transdutores Elétricos de Força
Um sistema de medição de força é geralmente composto por um transdutor e a correspondente instrumentação necessária para ler a mudança no mesmo. Na prática “um transdutor de força” é uma cadeia de vários transdutores, por exemplo, a força atua sobre um cilindro de metal que é comprimido, a mudança nas dimensões vai alterar a resistência elétrica dos extensômetros colocados na superfície do cilindro e a instrumentação mede esta mudança de resistência.
O cilindro, neste caso, é considerado o elemento elástico, mas muitos outros tipos de elementos elásticos ou combinações deles podem ser utilizados. A aplicação da força no elemento elásticos causa uma