Transdutores
Embora de ponto da electrotecnia pode se definir o Transdutor como sendo como sendo todo o equipamento que converte qualquer grandeza física não eléctrica, como a temperatura, o som, a luz, etc., num sinal eléctrico.
Classificação dos Transdutores Os Transdutores podem ser classificados de diversas formas ou seja podem ser classificados com base na quantidade física, propriedade ou condição que é medida, com base na sua aplicação ou ainda com base no seu principio eléctrico do seu funcionamento, sendo esta a ultima a formas mais satisfatória de melhor classificar os Transdutores..
Desta forma classificam-se os Transdutores em 3 Tipos designadamente:
* Transdutores passivos precisam de uma fonte de alimentação externa e o valor da sua saída é obtido com base numa variação, como por exemplo, de uma resistência.
* Os transdutores activos são auto-alimentados (não precisam de uma fonte de alimentação externa), geram uma tensão, ou corrente, quando expostos a uma determinada forma de energia não eléctrica.
1. Transdutores Passivos
Transdutores de medição de deslocamento
São sensíveis à alteração da posição ou ao deslocamento de um objecto, Ligados às medidas de movimento e de alterações dimensionais.
Transdutores Potenciómetro Compostos por um enrolamento de fio condutor e um contacto móvel solidário com o objecto em movimento (cursor). Princípio de Funcionamento
O cursor estabelece contacto com cada um dos elemento do enrolamento ou curto-circuito elementos consecutivos resistência não é contínua, o que limita a resolução destes transdutores.
Aplicações * Sistema de Medida de Posição de Pedal em Máquinas Pesadas * Sistema de Posicionamento de bancos de automóveis * Sistema de direcção automática