Transcrição de elementos
Os padrões indicados nesta Norma para apresentação dos elementos que compõem as referências aplicam-se a todos os tipos de documentos.
8.1 Autoria
Para a aplicação correta da utilização de nomes, pessoais ou de entidades, deve ser empregado o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.
8.1.1 Autor pessoal
Indica-se o autor, pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do nome e outros sobrenomes, abreviados ou não. Recomenda-se, o mesmo padrão para abreviação do nome e dos sobrenomes, usados na mesma lista de referências. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
8.1.1.1 Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
NOTA – Em casos específicos (projetos de pesquisa científica, indicação de produção científica em relatórios para órgãos de financiamento etc.), em que a citação dos nomes são indispensáveis para certificar a autoria, é facultado indicar todos os nomes.
8.1.1.2 Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador etc.), entre parênteses.
8.1.1.3 No caso da obra publicada sob pseudônimo, este deve ser adotado na referência, desde que seja a forma adotada pelo autor.
8.1.1.4 Outros tipos de responsabilidade (tradutor, revisor, ilustrador entre outros) podem ser acrescentados após o título, conforme aparecem no documento. Quando existirem mais de três nomes exercendo o mesmo tipo de responsabilidade, aplica-se o recomendado em 8.1.1.1.
8.1.2 Autor entidade
As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso. NBR 6023:2002 15
8.1.2.1 Quando a entidade tem uma denominação