Transcriptase Reversa
A transcriptase reversa ou DNA polimerase e RNA dependente é uma enzima que polimeriza moléculas de DNA a partir de moléculas de RNA, o oposto do que normalmente ocorre nas células (o RNA é produzido a partir do DNA).
Explique o mecanismo pelo qual uma copia de DNA é criada a partir de uma molécula de RNA.
Com a entrada do retrovírus na célula hospedeira, a transcriptase reversa utiliza nucleotídeos presentes no citoplasma para sintetizar uma fita de DNA a partir de sua fita de RNA, utilizando como primer um RNA transportador (RNAt) que está no nucleocapsídeo, associado ao genoma. Posteriormente, uma ribonuclease (RNAse H) degrada a fita de RNA viral por hidrólise pela extremidade 3’ e a fita simples de DNA solta no citoplasma. A transcriptase reversa completa esta fita de DNA, formando uma dupla hélice de deoxinucleotídeos.
Esta fita dupla de DNA viral (provírus) poderá ser ligada ao DNA da célula hospedeira com o auxílio de uma enzima, a integrase. A partir esse molde, os ribossomos das células hospedeiras fazem a tradução para sintetizar proteínas virais e serem capazes de infectar outras células.
Cite um vírus que usa esse mecanismo para infectar as células.
O exemplo clássico dos retrovírus é o HIV, que atacam nossas células de defesa: os linfócitos. Tornando os portadores da AIDS vulneráveis a qualquer ameaça externa transmitida por vírus ou bactérias. O processo da cópia do genoma do HIV é sujeito a mutações constantes, equivalente a um erro a cada 10 nucleotídeos adicionados em sua extremidade. Tendo em vista que o HIV possui um genoma de aproximadamente 10 nucleotídeos que representa um erro a cada transcrição do genoma, tornando um processo impreciso.