Trans
As atividades logísticas e sustentadas pelo transporte, estoque e informação. Totalizando um custo de dois terços nos gastos de operações logísticas.
Não podemos esquecer, que em uma cadeia de abastecimento existem outros custos logísticos. No transporte rodoviário o custo aumenta com erros da expedição, de embarque,desembarque, avarias.
A diversidade de carga e os centros urbanos tem um fator relevante nestes custos, com uma carga de diferentes produtos, tamanho e peso. Nos centros urbanos o trafego intenso e áreas de acesso restrito, pois a legislação de alguns municípios proíbem o acesso de caminhões em ruas, avenidas ou em horários estipulados. Exemplo São Paulo a área de restrição atinge aproximadamente cem quilômetros quadrado.
Classificação de custos
Custos Diretos;correspondem aos custos fixos e os variáveis.
Custos Fixos, reúnem um conjunto de gastos, onde o valor, com limites rasoáveis, não varia em função de atividade ou utilização do equipamento.
Custos Variáveis,são custos que variam de acordo com à utilização.
Custos Indiretos ou Administrativo;são necessários para manter o sistema de transporte da empresa.
Componentes dos Custos
Custos Fixos
Depreciação: ao passar do tempo o veiculo vai sofrendo uma redução do seu valor
Remuneração do capital: todo investimento feito, o investidor espera um retorno do seu capital aplicado, isto é, que um empresario espera quando investe em uma empresa de transporte. Por isso, que a cada serviço tem de embutir a seus custos a remuneração do capital aplicado.
Salario da tripulação: e o pagamento dos motoristas, colaboradores, ajudantes, e outros; e encargos sociais.
Licenciamento.
Seguros. Custos Variáveis
* Combustíveis. * Óleo lubrificante do motor. * Óleo