Trans
Disciplina
Professora
Equipe
Data
Transcrição de aula.
Introdução ao Estudo do Direito II
Andrea Sales
Juliana Felipe dos Santos Teixeira; Tiago Brito Martins Martirena.
22/08/2015
Duração aproximada:
1h08min
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II TRANSCRIÇÃO PROFESSORA: Hoje nós vamos falar sobre Fontes do Direito, não é? Em geral, uma leve pincelada. Trouxeram caderno? Peguem uma folhinha aí, emprestem do colega. Coloquem na folha de vocês, a grosso modo, o que vocês entendem pela palavra fonte e, em segundo plano, o que entendem pela expressão fontes do direito. Pelo menos 3 linhas. Eu sei que vocês gostam de escrever mas não precisam ser 3 páginas, 3 linhas bastam. Já acabaram? Quem poderia ler o que escreveu? ALUNO: A fonte, de um modo simplificado, pode ser conceituada como 'origem', o ponto inicial que nos leva ao desenvolvimento de assuntos históricos, assuntos e etc... PROFESSORA: Ok, muito bem. Origem, né? Quem mais?
ALUNO: Eu coloquei que as fontes possuem as premissas fundamentais de uma ciência. [Transcrição aproximada]
PROFESSORA: Muito bem, vou pegar somente as palavras chaves. Origem, premissas, princípio, início. Quem mais? Mais ninguém?
ALUNO:
Eu coloquei que é a matéria pela qual nasce o Direito.
PROFESSORA:
Muito bem. A origem, o princípio, o nascimento, ok. Quem mais?
ALUNO:
É a matéria que fornece o embasamento teórico.
PROFESSORA: Embasamento teórico, tem a ver com a ciência. Muito bem. Mais alguém? ALUNO: [áudio ininteligível]
PROFESSORA: Muito bem. Não tenham medo de errar em sala de aula. Tenham medo de errar lá fora, ali fica feio parar vocês. Meio que seja redundante, repetitivo.
Mas falem. Melhor errar aqui dentro do que lá fora. Então vamos pegar o que vocês falaram. Origem, princípio e nascimento são palavras