TRAMPO RENATO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PHILIP KOTLER
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
RIBEIRÃO PRETO
2015
Nome: João Felipe F. Amorim Código: 802 404
Matéria: Teoria Geral de Marketing Professor: Renato
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING
De acordo com o livro, Kotler define Marketing da seguinte maneira: "um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas".
Apesar de na teoria parecer simples, na prática atender a vontade do cliente em uma sociedade globalizada não é tão simples, já que são inúmeras as diferenças sociais e culturais, sendo necessário explorar a melhor maneira possível de se introduzir no comércio, e adequar produtos digamos que de um mundo todo, a simples mercados locais, usando todos os recursos necessários para atender as demandas e desejos de clientes.
Com um mercado mais exigente e complexo a cada dia, é de suma importância acompanhar as tendências e alterações atualizadas.
O ESCOPO DO MARKETING E SUA DEFINIÇÃO
No livro Administração de Marketing, segundo Kotler, marketing é o gerenciamento da demanda. O marketing esta ligado no equilíbrio entre a oferta e a demanda, nada mais é do que arte de criar valor genuíno para os clientes. É a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos para pensar no cliente e atender o mesmo.
A QUE SE APLICA O MARKETING
Kotler cita dez categorias básicas de produto que o profissional de marketing pode ofertar, em qualquer tipo de empresa, ela tendo recursos escassos econômicos, situações econômicas comprometidas ou empresas com parada de fluxo, como também: bens, serviços, experiência, eventos, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.
CADA UM DOS CONCEITOS CENTRAIS DO MARKETING
Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos, demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão em sintonia