TRAJETORIAS E MEMÓRIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DESEQUILIBRANDO O CONVENCIONAL: UM RELATO SOBRE A IMPORTÂCIA DAS
TRAJETORIAS E MEMÓRIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APREDIZAGEM.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ESCOLA GUIGNARD
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Guignard como requisito parcial para conclusão do Curso de Licenciatura em Educação artística com habilitação em Artes Plásticas.
Orientação: Profa. Especialista
Célia Maria Figueiredo Lacerda.
Belo Horizonte - 2011
Resumo:
Este trabalho apresenta um breve relato, de cunho memorial, sobre a minha trajetória pessoal e acadêmica no campo da arte.
Nesta trajetória, identifico os estímulos presentes em meu ambiente familiar e comunitário, e as respectivas e possíveis contribuições para minha inserção nas áreas culturais e artísticas.
Também através de uma descrição sobre meu processo de formação e de atuação profissional, apresento uma reflexão sobre os conceitos de multidisciplinaridade, multiculturalidade e interdisciplinaridade, de forma a compreender e analisar como esse processo refletiu também em minha esfera familiar.
Por fim, além de uma defesa do memorial como um importante instrumento pedagógico, apresento uma discussão sobre os desafios da educação e do arte-educador diante das múltiplas possibilidades de ensino e aprendizagem.
Palavras chave:
Memória, educação, arte-educador, ensino, aprendizagem, formação, processos, família, possibilidades multiculturalidade, multidisciplinaridade.
DEDICATORIA E AGRADECIMENTOS:
Dedico e agradeço a todas as forças que são inexplicáveis perante aos olhos dos homens. Agradeço, em especial, a Deus - o único por todas as nações e maiorias religiosas. Dedico este trabalho à minha família e a todos os jovens que ainda sonham com a possibilidade de passar por este desafio, o qual eu tive a oportunidade de vivenciar.
Também dedico este trabalho aos professores, propositores, oficineiros, arte educadores,