TRAJETORIA HISTORICA BRASILEIRA DO SERVIÇO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O serviço Social 6
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva analisar os processos políticos, sociais nos quais se desenvolveram as políticas sociais públicas no Brasil. Pretende ainda, compreender tais transformações, o que significa compreender a crise capitalista, suas manifestações e mudanças, não apenas na esfera da economia e da política, mas também, a sua repercussão no campo do conhecimento, das idéias e dos valores no desenvolvimento do serviço social brasileiro.
Sendo assim busca através da história analisar como se deu o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. Tratando da importância da Constituição Federal de 1988 no papel fundamental de constituição da Dimensão jurídico-política da profissão, onde traz o conjunto de leis advindas do capítulo da Ordem Social da Constituição Federal de 1988 que, embora não exclusivo da categoria, foi fruto de lutas que envolveram os assistentes sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
A compreensão histórica da herança das políticas sociais no Brasil, singularizando ademais o lugar da Assistência Social neste contexto:
A emergência e desenvolvimento de uma política social e, por um lado a expressão contraditória da relação apontada (capital e trabalho), sendo ao mesmo tempo, fator determinante no curso posterior desta mesma relação entre as forças sociais fundamentais. Assim sendo, para o campo das políticas sociais confluem interesses de natureza contraditória, advindos da presença de cada um destes atores na cena política, de sorte que a problemática de emergência da intervenção estatal sobre as questões sociais encontra-se quase sempre multideterminada. (TEIXEIRA, 1987, p. 48).
Na Constituição Federal de 1988 é clara