Trajetoria do Serviço Social Brasileiro
1- introduçao 3
1 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 GOES, Adarly Rosana Moreira. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social ll 9
1- introduçao
O Serviço Social vai se iniciar no Brasil a partir do período da Ditadura Militar e percorrerá um grande caminho ate ser visto finalmente como uma profissão. Em sua bagagem histórica carrega contradições e antagonismos, por ser uma profissão criada para cumprir tarefas em uma sociedade capitalista.
O processo de profissionalização do Serviço Social foi lento. Isto porque o mesmo foi produzido para atender aos interesses da burguesia, que tentava desarticular a classe operária, sacrificada pelas relações trabalho-capital. A igreja católica por sua vez influenciou e muito o Serviço Social não só brasileiro, mas também o Europeu. Ela dará o pontapé inicial aos movimentos assistencialistas.
Mas quem eram essas pessoas que por influencia da igreja praticavam este tipo de caridade?Qual foi o papel do Estado brasileiro neste contexto?E quem realmente se beneficiou com o assistencialismo social?Os trabalhadores ou os patrões?E o que mudou no Serviço Social brasileiro nos dias de hoje? Estas e outras perguntas serão esclarecidas neste trabalho.
.
2- DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. O crescimento da industrialização e da questão social advindas deste crescimento determinou a urgente necessidade de profissionais qualificados para intermediar entre burguesia e proletariado.
Com o crescimento da industrialização na zona urbana, houve um grande êxodo rural, trabalhadores da zona rural migram para os grandes centros urbanos a procura de melhores condições de vida. Mas quando chegam se deparam