relatorio quimica
Relatório da aula anterior:
QUESTÃO 1- Gráficos de aquecimento e resfriamento.
QUESTÃO 2-
O intervalo de fusão da naftalina foi entre o intervalo de tempo de 2,5 min e 3,0 min em uma temperatura constante de 77ºC. E seu intervalo de solidificação ocorreu no intervalo de tempo de 3,0 min e 6,0 min em uma temperatura constante de 79ºC. A partir da experiência realizada constatou-se que a naftalina é uma substancia pura devido a sua temperatura constante durante as transformações físicas.
QUESTÃO 3-
A) O aquecimento e resfriamento devem ser realizados de forma lenta, e os valores das temperaturas devem ser obtidos em pequenos intervalos de tempo, para que se obtenham os melhores resultados com a experiência. Como é mais difícil controlar o calor fornecido, resultando algumas vezes em um aquecimento muito rápido, é melhor utilizar os dados do resfriamento que são mais fáceis de acompanhar.
B) Sim, devido a dificuldade de controlar o fornecimento de calor, o aquecimento deu-se de forma muito rápida, o que ocasionou num menor número de dados sobre a temperatura coletados, se comparado com o resfriamento.
QUESTÃO 4-
Quanto mais fortes forem as interações intermoleculares, maiores serão as temperaturas de fusão da substância. Quando uma substância está no estado líquido ou sólido, suas moléculas são mantidas juntas pelas interações intermoleculares. Se essa substância sólida ou líquida for aquecida até atingir a temperatura de fusão (para o sólido) e ebulição (para o líquido), tais interações entre suas moléculas começarão a ser rompidas. A partir do ponto de ebulição, a substância passa para o estado gasoso, quando, então, suas moléculas ficam separadas umas das outras. Por exemplo, na água líquida ou sólida, as moléculas são mantidas juntas por meio de pontes de hidrogênio. Ao ser aquecida até o ponto de ebulição, suas moléculas começam a se separar e, após essa separação, temos água no estado gasoso. Essa separação só é possível porque as pontes