trafico humano
Filosofia
Tráfico Humano
Docente: Mª Teresa Amaral Decentes: Ângela Martins nº3 João Gonçalves nº15 Tiago Moura nº 25
10º5ª
Maio 2015
Índice
Introdução 2
Tráfico Humano 3
Tráfico Humano: Países e Rotas principais 4
Tráfico Humano: Quem e como são traficadas 5
Tráfico Humano: Imigração Ilegal 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
No ambito da disciplina de Filosofia foi-nos pedido para realizar um trabalho em que refletissemos sobre temas/problemas contemporâneos, por isso nós decidimos abordar o tema do Tráfico Humano. Isto porque infelizmente está bastante presente na actualidade.
Neste trabalho vamos tentar compreender as dimensões deste problema e os principais razões para este problema ter tais dimensões.
O Tráfico de Seres Humanos é um crime contra a liberdade pessoal, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Envolve a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objetivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração.
Tráfico Humano
O tráfico Humano é o comércio de seres humanos, este normalmente para fins de escravização sexual, trabalho forçado ou exploração sexual comercial, tráfico de drogas e outros produtos, extração de órgãos ou tecidos, incluindo para uso de barriga de aluguer e ainda para casamentos forçados.
Este representou uma estimativa de 31,6 bilhões dólares do comércio internacional por ano em 2010 e é pensado para ser uma das atividades de maior crescimento das organizações criminosas transnacionais. O tráfico de pessoas é condenado como uma violação dos direitos humanos por convenções internacionais e está sujeito a uma diretiva da União Europeia.
Embora o tráfico humano possa ocorrer em níveis locais, há implicações transnacionais, como reconhecido pela Nações Unidas no protocolo para a prevenção, repressão e punição ao tráfico de pessoas, em especial mulheres e crianças, um acordo