trafico de drogas
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
REDE NACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM SEGURANÇA PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIEDADE E GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA
EDNALDO ARAUJO DOS SANTOS
A INEFICÁCIA DO PODER ESTATAL NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA DA REGIÃO NORTE
Belém, agosto de 2014
EDNALDO ARAÚJO DOS SANTOS
A INEFICÁCIA DO PODER ESTATAL NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA DA REGIÃO NORTE
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Sociedade e Gestão de Segurança Pública, como requisito para a certificação, sob orientação da Prof. Wilson José Barp.
Belém, agosto de 2013
AGRADECIMENTO
A Deus, que através da força do teu espírito, fez com que eu conseguisse superar as dificuldades encontradas no caminho.
Aos meus queridos pais.
E em especial ao professor orientador Wilson José Barp pelo profissionalismo e atenção.
RESUMO
O estudo trata sobre o tráfico de drogas no Brasil, ressaltando a ineficácia do Estado no combate ao tráfico na tríplice fronteira da região norte, em especial no Estado do Pará. Tem como objetivo analisar a atuação do Poder Estatal no combate ao tráfico de drogas na tríplice fronteira da Região Norte, em especial no Estado do Pará. A metodologia adotada incluiu a pesquisa bibliográfica em livros e artigo; levantamento de dados em delegacias localizadas no município de Belém/PA. Verificou-se que o tráfico de drogas tem aumentado bastante por conta de não se ter no Brasil um plano de combate efetivo para o tráfico de drogas, ocorrendo apenas ações isoladas que não intimidam o produtor das drogas, os vendedores e nem os consumidores; o combate é incipiente por má vontade para resolver os problemas e agregar mais mão de obra na fiscalização, no controle, no combate e na repressão ao tráfico.