Trafico de drogas
Eduardo Godinho Pereira - Contagem (MG) - 19/08/2011
O tráfico de drogas ilícitas
Eduardo Godinho Pereira - Oficial da Polícia Militar - 2º Tenente PM - Bacharel em Ciências Militares – Pós-Graduado e Especialista em Segurança Pública e Complexidade - Mestrando em Administração. Professor da Academia de Polícia Militar nos Cursos de Bacharelado em Ciências Militares - Curso de Formação de Sargento - Curso Técnico em Segurança Pública.
RESUMO
Este artigo busca abordar o tráfico de drogas ilícitas e verificar se esta modalidade criminosa está inserida no conceito de “crime organizado”, encontrado com frequência em textos, artigos, notícias. Foi feita uma contextualização sobre essa atividade criminosa no Brasil, em especial a facção criminosa “Comando Vermelho”, descrevendo suas origens e de como as atividades com as drogas ilícitas começaram no Brasil. Por fim foram verificadas correlações entre as atividades “administrativas” do tráfico de drogas ilícitas e a estrutura administrativa de setores públicos e privados, apresentando características semelhantes entre eles.
1. INTRODUÇÃO
Ao estudar a história da população brasileira e suas característica cultural, percebe-se facilmente que não é uma prática comum o debate de assuntos relevantes para o cotidiano nacional. Isso se deve ao fato de a sociedade brasileira habitualmente se preocupar em discutir assuntos como novelas, minisséries e os “famosos Reality Show”. Mas com o passar do tempo, verifica-se que houve uma mudança comportamental na sociedade brasileira. Ultimamente temas como “Segurança Pública” tem se tornado o centro das atenções de todas as camadas sociais, devido ao fato do crime não mais atingir apenas as pessoas que se encontram confinadas em “aglomerados urbanos”, mas que passou a atingir à classe média alta e aos ricos do país.
O tema tornou-se tão importante que passou a ser utilizado como sustentáculo em