Trafic Humano
RESUMO:
O projeto de pesquisa trás consigo o estudo de uma realidade que vem trazendo imensa preocupação às comunidades nacionais e internacionais. Embora os dados disponíveis sobre o tráfico de seres humanos no Brasil sejam escassos, as notícias veiculadas pela mídia nacional e internacional sobre o assunto indicam que esse é um problema de grande importância. O presente estudo possui o objetivo de tratar especificamente da conjuntura e problemática do tráfico de mulheres para fins de exploração sexual.
Palavras chave: Trafico de mulheres; Exploração Sexual; Prostituição
I - INTRODUÇÃO
O alvo do presente trabalho consiste em, primordialmente enfatizar a necessidade permanente de um debate sério sobre a temática do trafico de pessoas, em especial mulheres, no Brasil e no mundo.
Uma vez que a violência e o abuso contra a dignidade da pessoa humana são freqüentes na atual sociedade global e capitalista. O tráfico de seres humanos é uma forma de crime organizado que constitui uma grave violação dos direitos humanos, liberdade sexual, e desenvolvimento da sexualidade humana.
O artifício empregado pelos grupos de traficantes no aliciamento de suas vítimas tem um atrativo em comum: a oferta de um emprego bem remunerado, dentro ou fora do Brasil, e muitas vezes a oportunidade de uma nova vida em um país mais rico. Na maioria dos casos, as vitimas acabam trabalhando em bordeis, sendo sexualmente exploradas ou obrigadas a trabalhos forçados sob condições de semi-escravidão.
O retorno ao país, no caso de trafico internacional, torna-se quase inviável, pois os traficantes criam situações de endividamentos permanentes da vítima, retém seu passaporte e outros documentos e as ameaçam com denúncias de práticas de atividades ilegais, para evitar que as mesmas recorram à justiça. Apesar de o Brasil ser um dos maiores exportadores de mulheres e crianças para fins de comércio sexual, o Governo Federal