Trade Mkt
Podemos definir o varejo como as atividades de vendas de bens e/ou serviços aos consumidores finais, o qual tem as empresas varejistas como principais agentes de venda para os consumidores, o último negociante de um canal, é aquele responsável pela venda desses produtos e serviços ao consumidor.
Na distribuição direta, para os varejistas cujas quantidades compradas – e vendidas ao consumidor final – justificam o esforço logístico por parte do fabri- cante, não se faz necessário um agente de distribuição intermediário. Em geral, a distribuição direta envolve as lojas de rede de supermercados e hipermercados, lojas independentes com mais de 20 check-outs e redes de magazines.
Pelo lado da distribuição indireta, abordam-se aqui todos os agentes de distri- buição, uma vez que estes representam um papel estratégico na comercialização e logística. Aqui estão os atacadistas, distribuidores, brokers, supermercados in- dependentes com até 19 check-outs e demais pontos de venda por especialidade, como padarias, empórios e outros.
Já o trade marketing desenvolve as estratégias de distribuição com base nas premissas de marketing para cada produto ou serviço e na rede de clientes atendida por vendas, desenvolvendo ações promocionais por canal, pla- nos de incentivo a vendas e campanhas, não ao consumidor, mas aos agentes de distribuição, além de exercer os devidos controles financeiros e estatísticos.
1. Varejo Alimentar: distribuir produtos prontos ou para preparo de alimen- to, incluindo-se aqui também os produtos de higiene pessoal e