trabs
Fernando Serapião
SÃO PAULO
2014
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
1. INTRODUÇÃO
Vilanova Artigas é no Brasil o maior exemplo de um arquiteto e este trabalho acadêmico vem com o intuito de mostrar seus feitos e as fases de sua vida.
A seguir descreve-se a importância de Artigas na arquitetura brasileira e mundial, suas obras, as características de sua vida, desde seus projetos políticos, educacionais e arquitetônicos.
2. VIDA
João Batista Vilanova Artigas (Curitiba-PR 1915 - São Paulo-SP 1985). Arquiteto, engenheiro, urbanista, professor.
Formou-se engenheiro-arquiteto pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli/USP, em 1937. Após ter sido estagiário na construtora Bratke e Botti abriu uma empresa de projeto e construção com Duílio Marone a Artigas & Marone Engenheiros, ao mesmo tempo em que participava de exposições da Família Artística Paulista - FAP.
Muito embora tenha atuado principalmente em São Paulo, deixou significativas obras na capital, e mesmo no interior paranaense. É dele a antiga estação rodoviária de Londrina, hoje transformada em Museu de Arte.
Suas primeiras obras em Curitiba datam dos anos de 1940 quando sua arquitetura era fortemente influenciada pelos projetos de Frank Lloyd Wright. Mais tarde, Artigas assumiu a influência de Le Corbusier, marcadamente reconhecida na residência de João Luiz Bettega, na Rua da Paz, hoje denominada Casa Vilanova Artigas.
Em 1944, Artigas afastou-se da construtora e decidiu montar escritório próprio, ao lado do calculista Carlos Cascaldi que foi aluno de Vilanova Artigas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Engajado na política de regulamentação da profissão fundou com outros colegas, a representação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB/SP em São Paulo. Em 1945, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro - PCB.
Recebeu, em 1947, uma bolsa de