Traballhos
O Portugal e uma pais de uma vasta exploraçao de construçao civil, com um grande numero de empresas de construçao civil espalhadas pelo pais inteiro, existem diversas empresas que fazem construçoes des de mais pequenas ate construçoes muito complexas e de grandes dimençoes!
Um bom exemplo das grandes e pequenas construçoes é o algarve, uma zona onde existe muita exploraçao de construçao civil ao longo do ano inteiro, o que acontece é que como ha muitas empresas de construçao, existe um grande mercado de oferta da construçao que ao mesmo tempo implica uma grande concorrencia entre empresas, cada uma tenta construir o mais barato que o seu “adversario” no mais curto espaço de tempo e com o preço mais baixo do mercado.
Para haverem estas condiçoes de baixo preço e curto espaço de tempo, existem factores negativos que sem as quais nao seria possivel, estes factores sao: Mao de obra mais barata, falta de segurança nos postos de trabalho, o material da construçao de uma qualidade muito baixa, equipamento de construçao mais barato do mercado, os empregados inlegais, seguro de trabalho para os trabalhadores inesistente. Estes todos factores juntos iram dar uma elevada percentagens de riscos e acidentes que acontecem hoje em dia em poertugal nas empresas de construçao civil. Entre quais : Esmagamentos com equipamentos de construçao, atropelamentos, quedas de andaimes, trabalhos em valas, e ate mortes.
Trabalho em valas
O trabalho em valas é bastante perigoso. Estão na nossa memória os inúmeros acidentes que têm ocorrido com perdas irreparáveis. Além da própria movimentação de terras (escavação do solo e sua remoção) existem outras componentes perigosas, como o tipo de solo, a profundidade e a situação climatérica hostil, bem como outras especificidades do próprio contexto geográfico e cultural. Os riscos associados ao trabalho em valas e caboucos, sejam eles de maior ou menor profundidade, podem ser:
• Quedas, soterramento de terras, cortes e