Contabilidade
CURSO SUPERIOR: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE
TRABALHO SOBRE PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
São Paulo
2010
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR: CIÊNCIAS CONTÁBEIS /2º D
DISCIPLINA: CONTABILIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade sob orientação do professor Gilberto.
São Paulo
2010
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade à situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.Pressupõe a continuidade indefinida das atividades operacionais de uma entidade até que hajam evidências ou indícios muito fortes em contrário. Por conseqüência, como as demonstrações financeiras são estáticas não possa e não devem ser