trabalhão
Matricula: 31087407
Resumo do artigo : Remuneração e competências lado a lado - Patrícia Bispo www.RH.com.br
No artigo Remuneração e competências lado a lado escrito por Patrícia Bispo, é utilizado a empresa Marelli Ambientes Racionais como estudo de caso.Na Marelli não havia um modelo de remuneração satisfatório. E m1999 foi implantado um modelo de remuneração baseada nas habilidades e competências do seus funcionários. O que ressaltou o trabalho que se destacava e fez com que os funcionários participassem de forma produtiva. De acordo com Ricardo Chiapinotto, supervisor de Recursos Humanos da Marelli, o primeiro passo foi deixar bem claro para os colaboradores o sistema de remuneração, definir como os colaboradores seriam avaliados e quais os critérios de avaliação.
Foram feitos testes com os colaboradores, para definir qual seria a excelência e quantas pessoas seriam capaz de atingir essa meta. O objetivo dessa ação foi capacitar os profissionais para dar e receber feedback. Os colaboradores recebem semestralmente um feedback sobre seu desempenho, assim pode ser trabalhado os seus pontos forte e fracos.
Como a empresa tem poucos colaboradores e o crescimento não é tão fácil, um sistema que trabalhe a remuneração e a competência, tem uma via de duas mãos. Os colaboradores se sentem importantes e valorizados, percebem que seu esforço é reconhecido e recompensado e a organização se torna mais competitiva no mercado, tem funcionários engajados e alinhados com os objetivos da organização, além de engajados e com espírito de donos do negócio. Segundo Ricardo Chiapinotto, a gestão por competências e habilidades estimula um crescimento horizontal, pois os funcionários vão agregando conhecimento e competência à sua função e são remunerados por isso.