ATIVIDADE SOBRE OBRA: PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM
GESTÃO DE PESSOAS I – PROFA MS. MARGARETE LUCCA
ACADÊMICO: JUNIOR MARQUES
ATIVIDADE SOBRE OBRA “PRECISO SABER SE ESTOU INDO BEM!”.
A. Estabelecer uma relação entre a obra e a "gestão de pessoas" na sua empresa:
Como já descrevi na disciplina de Processos Organizacionais, a empresa que trabalho é do setor moveleiro em Gramado, enraizada há mais de 30 anos e em princípios paternalistas, e, além disso, é familiar. Desta forma, o feedback tem uma demanda muito maior, pois a vida profissional e familiar estão inevitavelmente interligadas.
Portanto, se torna mais complexo um sistema de implantação de profissionalização na empresa, e se não houver uma boa relação, compreensão e comunicação antes de qualquer outra coisa, com certeza os resultados não serão propícios aos esperados.
Atualmente a comunicação na empresa tem melhorado significativamente, por motivos extrínsecos a empresa, como internet, e de planos empresariais para telefones móveis, o que diminui custos e fronteiras para a comunicação. De qualquer forma, sob meu jovem ponto de vista, percebo que esse é dos pontos que deveriam ganhar mais atenção, pois a comunicação é fator elementar no funcionamento do negócio, e, além disso, depende de romper a barreira da resistência à mudança dos mais velhos. Podemos dizer que: “Sem uma comunicação eficiente, não haverá compreensão nem, consequentemente, confiança. (WILLIAMS, 2005, p. 58)
B. Estabelecer uma relação entre a obra, ou parte dela, com uma das teorias motivacionais:
A obra em si fala sobre a importância do feedback no relacionamento das pessoas tanto no trabalho quando fora dele. O capítulo 1 da obra apresenta um teste, denominado, “O homem invisível”, onde um dos personagens da obra fica durante um determinado período de tempo sem qualquer tipo de contato com as outras pessoas na reunião, desta forma neutralizando o feedback. O resultado disso faz com que a “vítima” exponha como um empregado reage diante de uma situação parecida.