Elementos da comunicação e função da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
LINGUAGEM - Na origem de toda a atividade comunicativa do ser humano está a linguagem, que é a capacidade de se comunicar por meio de uma língua. (INFANTE, p. 41-42).
NÍVEIS DA LINGUAGEM - Para que se efetue a comunicação é necessário haver um código comum. Diz-se, em termos mais gerais, que é preciso “falar a mesma língua”, o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. A seguir, os tipos de linguagem:
Linguagem oratória – (Língua falada) discursos, sermões; (Língua escrita) linguagem literária, cartas e documentos oficiais.
Linguagem cuidada – (Língua falada) cursos, comunicações orais; (Língua escrita) linguagem, cartas e documentos oficiais.
Linguagem comum – (Língua falada) conversação, rádio, televisão; (Língua escrita) comunicações escritas comuns.
Linguagem familiar – (Língua falada) conversação informal “não-elaborada”; (Língua escrita) linguagem descuidada, incorreta, linguagem literária que procura imitar a língua falada.
Os diversos atos de comunicação linguística que produzimos geram “discursos” muito diferentes entre si. Diversos são os critérios para a classificação dessa variedade de atos. A mais conhecida, de Roman Jakobson, vincula-se de forma direta às chamadas funções da linguagem na comunicação. E tais funções da linguagem, por sua vez, atrelam-se aos elementos da comunicação. O esquema da comunicação pode ser representado da seguinte forma:
Contexto
(Função referencial)
Código
(Função metalinguística)
Emissor
(Função expressiva)
—>
Mensagem
(Função poética)
—>
Receptor
(Função conativa)
Canal
(Função fática)
Pode haver mais de uma função num mesmo texto, mas, em geral, uma determinada função é predominante e distingue o tipo de mensagem.
Desde o passado, o homem tem criado meios para se apropriar de signos, sinais, gestos, desenhos, letras e por fim a palavra oral e escrita na