Trabalhosfeitos
Apesar de ser o segundo maior grupo animal brasileiro, abaixo apenas dos insetos, grande parte das espécies de moluscos nativas é ainda desconhecida. Lembrando a necessidade de mais estudos sobre esse grupo, Ricardo Simone estima que apenas um terço das espécies de moluscos terrestres e metade dos moluscos de água doce brasileiros foram identificados. “É um ciclo vicioso. Como é uma área muito abrangente e com pouco material de referência bibliográfica, os pesquisadores acabam preferindo outros animais e os moluscos continuam mal estudados”, afirma.
Foi para preencher parte dessa lacuna que o professor lançou o catálogo com os moluscos encontrados nos diversos ecossistemas brasileiros: mata atlântica, cerrado, caatinga, floresta amazônica, bacias hidrográficas do Paraná e do Amazonas e o rio São Francisco. “É um inventário para ser consultado como um primeiro passo para qualquer interessado em conhecer os moluscos brasileiros”, explica o professor.
Baseado numa extensa pesquisa bibliográfica, o catálogo apresenta 1.074 espécies nativas e um apêndice com 33 espécies invasoras. A idéia é que o catálogo seja posteriormente revisado e ampliado, sempre atualizado com as novas espécies descobertas.
Fêmeas – Nos 12 anos de pesquisa, Simone desenvolveu diversos projetos paralelos, que resultaram em cerca de 50 novas espécies inclusas no livro. Uma delas é chamada Aylacostoma ci Simone, descoberta em 2001 em Rondônia. Essa espécie só tem fêmeas, que se reproduzem por partenogênese, um tipo de reprodução