Trabalhos
Coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planeadas com o ambiente.
Toda a organização atua em determinado meio ambiente, no entanto, a sua existência bem como a sua sobrevivência dependem da maneira como a mesma se relaciona com esse meio.
Contudo, a mesma deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Cultura Organizacional:
É um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, que contém interações e relacionamentos típicos de uma organização.
Não é estática, ou seja, sofre alterações dependendo das condições internas e externas. Porém, algumas organizações permanecem amarradas a antigos valores e crenças (existem culturas conservadoras VS inovadoras).
Mudar uma estrutura não suficiente para mudar uma organização.Deve-se mudar o ambiente em que as pessoas vivem e trabalham.Deve-se mudar a sua cultura e o clima organizacional. Mudança:
O ambiente que envolve as organizações é bastante dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Desenvolvimento:
É um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização das suas potencialidades. A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com a sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter a sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche. Teoria do Desenvolvimento Organizacional:
A Teoria do desenvolvimento Organizacional,é uma teoria aberta em constante evolução sendo considerada por vezes um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental. Ela tem como base o estudo das mudanças que ocorrem dentro das Organizações podendo o ser influenciado pelo meio envolvente. Como tal, esta teoria representa também a fusão de duas tendências no estudo das organizações: