Trabalhos
1-Linguagem
2-Situação do nordeste em relação a temática
3-Tema que condiz com o livro
1-
O livro é narrado em terceira pessoa, a obra acaba por não ressaltar o personagem e sim o fazê-lo sentir pelo discurso indireto que é construído em frases curtas, períodos simples.
A linguagem utilizada por Graciliano Ramos mostra bastante a vida levada pelos personagens, os mostram como “bichos”, pois eles mais sabiam grunhir do que falar.
A linguagem utilizada pelo autor é capaz de causar frustrações, sustos nos leitores, pois consegue transmitir o exato sofrimento dos personagens, seus conflitos internos e externos.
Exemplos, trechos do livro:
-“Tinha um vocabulário quase tão minguado coma o da papagaio que morrera no tempo da seca.”
- “Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado.”
-“ Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.”
2-
O livro, mostra duas fugas, a do começo e uma no final, podemos concluir com isso que se forma um ciclo, que vai entre a busca da água e a seca, sendo assim que a vida do sertanejo vai se organizando.
A situação do nordeste esta presente no livro também, quando eles estão a caminho da fazenda na sua fuga do começo do livro, e acabam por matar o papagaio, que caracterizavam como da família, pois de consideravam bichos, devido a fome excessiva.Mostra-se também o filho mais novo de Fabiano, largado ao chão por falta de forças, se movendo tão duramente como um papagaio, e que o pai por já estar com a cabeça mexida pela seca, quase abandona o próprio filho no meio do caminho.
Vários trechos podem exemplificar tal teoria, pois se fala muito da situação da seca, como também o emagrecimento da cachorra baleia, que estava sofrendo muito.
Exemplo, trechos do livro:
-“A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas