Processo de fabricação de bielas
Abstract. The
Keywords: keyword 1, keyword 2, keyword 3 … (up to 5 keywords)
1. INTRODUÇÃO
Os processos de conformação mecânica são operações em que uma peça é deformada plasticamente, e exemplos desses processos são forjamento, extrusão, fundição ou laminação. Este trabalho explana mais especificamente o forjamento, que consiste na deformação de uma peça metálica a quente, isto é, acima da temperatura de recristalização do material. Tal processo se baseia na aplicação de compressões contínuas ou golpes sucessivos, proporcionando uma peça com boa combinação de propriedades mecânicas e boa precisão dimensional. Foi escolhida uma peça em particular que passa por processos de forjamento para a elaboração deste trabalho, que é a biela. Tal peça é utilizada para a compressão de combustível nos cilindros dos motores de veículos e foi obtida em uma loja da Fiat, sendo parte do motor de carros como Palio e Uno.
2. CARACTERÍSTICAS DE UMA BIELA
A biela de um motor é o principal componente para transmitir a força do pistão após a explosão do combustível em forma de movimento rotativo ao virabrequim. Devido ao alto desgaste a qual a biela está submetida, essa peça deve ter uma alta resistência à fadiga, alta resistência a altas temperaturas e ser tenaz. A tenacidade é essencial para que sejam detectados defeitos macroscópicos na biela antes de sua fratura de forma catastrófica, o que poderia comprometer até mesmo a segurança daqueles que estivessem dentro do carro.
2.1. Descrição do Sistema
A biela se encontra conectada ao virabrequim, componente que converte movimento linear dos quatro cilindros de um motor em movimento rotacional. As Fig. 1 e 2 mostram o acoplamento das bielas no virabrequim. Já a Fig. 3 mostra um motor de um carro em corte com as bielas em funcionamento. [pic]
Figura 1. Virabrequim e bielas acoplados entre si [18].
[pic]
Figura 2. Biela acoplada à cabeça do pistão e ao