Trabalhos
Baseado em uma história real, "A Onda" apresenta fatos sólidos de como uma ideologia pode impregnar valores e costumes de pessoas normais. O desfecho trágico do filme mostra, em uma excelente metáfora, as consequências do pensamento fascista, e como o mesmo se manifesta nas pessoas.
O Fanatismo, que muitas vezes está presente em vários setores da sociedade: igrejas, escolas, repartições públicas e em comunidades, revela sua face escura nesse filme. Alunos de uma escola americana são levados, pelo professor de história a adotaram outro comportamento, sem saber a verdadeira razão. O filme mostra o perigo que reside nas ideologias de massa, como o fascismo e o nazismo.
A julgar pelo filme, uma ditadura é necessariamente baseada na crítica do individualismo e no elogio da uniformidade. Como se nossa democracia estivesse segura lá onde o individualismo impera. O filme também insiste na ideia clássica de que situações de anomalias, famílias desagregadas e crises econômicas são o terreno fértil para ditaduras. Um pouco como quem diz: lá onde a família, a prosperidade e a crença na lei não funcionam bem, lá onde os esteios do indivíduo entram em colapso e a voz sedutora dos discursos totalitários está à espreita. Da mesma forma, nada entenderíamos sobre democracia se formos incapazes de compreender como “igualdade” foi uma palavra-chave para fazer de nossas sociedades algo um pouco menos injusto e mais aberto a diferenças.
O desfecho trágico do filme mostra, em uma excelente metáfora, as consequências do pensamento fascista, e como o mesmo se manifesta nas pessoas.