Trabalhos
No trabalho a seguir falará sobre biomas, no Brasil e em países que falam espanhol. Iniciarei explicando o que são biomas e a origem dessa palavra, em seguida apresentarei uma pesquisa especifica ao bioma pampa, indicando a sua localização, problemas encontrados e algumas particularidades do bioma. Para concluir o trabalho falarei sobre um bioma chileno, o Deserto do Atacama, apresentando um resumo sobre suas principais características.
Conteúdo
Bioma
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
O termo "Bioma" (bio - vida, e oma - massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Podem, em alguns casos, ser caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural. Com o passar dos anos, a definição do que é um bioma passou a variar de autor para autor.
Pampas
No Brasil, o Bioma Pampa é restrito ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 176.496 km², o que corresponde à 62,64% do Estado.
O clima é chuvoso, marcado pela freqüência de frentes polares e temperaturas negativas no período do inverno. O relevo é caracterizado como aplainado e suave ondulado, formado por um mosaico de solos basálticos e sedimentares, geralmente rasos e frágeis.
A vegetação é predominantemente campestre. Plantas herbáceas e arbustivas são dominantes, enquanto que as formações florestais restringem-se principalmente às margens dos rios.
Neste bioma, 41,32% da área apresenta cobertura vegetal nativa, mas apenas 0,4% do Pampa é protegido atualmente por Unidades de Conservação.
A biodiversidade é representada