Trabalhos
A perfuração a percussão com cabo é o mais antigo dos métodos de perfuração, referencias de ter existido na China há mais de 4000 anos e ter alcançado profundidades superiores a 200 metros nesta época.
A perfuração a percussão não é utilizada em poços de petróleo no Brasil. Ela ainda hoje é muito utilizada na perfuração de poços de água inclusive na cidade de Natal.
Utiliza o mesmo principio empregado pelos chineses para perfurar poços d’água. Consiste em se golpear a formação com o trepano ou broca em forma de cinzel.
O poço do coronel Drake foi perfurado aplicando-se este método, bem como a quase totalidade dos poços na Pensylvania, dai o nome “Método Pensilvaniano”.
Vantagens da percussão:
a. custos baixos com equipamento e operação;
b. custos baixos com DTM (desmontagem, transporte e montagem);
c. custos baixos da locação (base);
d. dano à formação desprezível.
Desvantagens da percussão:
a. baixa taxa de penetração comparada à do método rotativo, principalmente com as brocas e bombas modernas que permitem em certas regiões perfurar até 1 000 metros num dia;
b. na perfuração de poços profundos, o método vai se tornando cada vez mais demorado a medida que a profundidade aumenta;
c. dificuldade de se obter amostra suficientemente grande para análise de porosidade, permeabilidade e fluídos contidos nos poros;
d. dificuldade de controlar o influxo de fluidos das formações para os poços, causando, muitas vezes, “blowout” com perdas totais do equipamento e do poço.
2. Método de perfuração rotativo
O método rotativo é o mais empregado em perfuração e é praticamente o único empregado em perfuração de poços de petróleo no Brasil. Por esse método, as rochas são perfuradas pela ação de fricção, corte e esmagamento devido aos efeitos de rotação e pesos aplicados sobre a broca. A perfuração é auxiliada pela hidráulica, principalmente em formações moles e também promove a remoção dos cascalhos até peneira.
O movimento de