Trabalhos
Conceito
Deficiência ou retardo mental, é uma condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente, caracterizado por um comprometimento de habilidades que contribuem para o nível de inteligência, isto é, aptidões cognitivas, da linguagem, motoras e sociais. Portanto, a deficiência é um complexo de síndromes que tem como característica comum a insuficiência intelectual.
A deficiência mental vai constituir-se numa complexa estrutura, dentre as quais há três características fundamentais:
1º) Funcionamento intelectual global significativamente inferior à média, acompanhados de
2º) Déficits significativos ou incapacidades de funcionamento adaptativos, como comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
3º) início anterior aos 18 anos de idade.
Etiologia da deficiência mental:
As crianças que apresentam essas três aspectos que caracterizam deficiência mental, devem ser submetidas a uma bateria de avaliações que possibilite o esclarecimento da provável etiologia do quadro. A identificação da mesma proporciona os dados que permitem compreender os fatores causais responsáveis pela questão, estabelecendo assim possibilidades de sua prevenção e controle.
Subdivisões da etiologia da dm, segundo oms: fatores Genéticos:
Alteração ou mutação de um único gene, com Herança Dominante, Recessiva e ligada ao sexo: síndromes associadas a malformações musculares ou ósseas, distúrbios de metabolismo.
Ligação a vários genes: conjunto de genes que somam seus efeitos e características.
Cromossômicos: alterações quantitativas ou qualitativas dos cromossomos afetam material genético.
Doença de sanfillipo/ doença de tay-sachs
Fenilcetonuria/ síndrome de hunter
Síndrome de turner/ trissomia do 18
Fatores Ambientais: Causas pré-natais: doenças maternas como Infecções, Transtornos