Trabalhos
JULIANA MARÇAL COSTA ROSA
TANIA VIANA
EMPREENDEDORES QUE INFLUENCIAM SEU MEIO
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2013
Introdução
‘’O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura de organização‘’(DORNELAS, 2001).
O conceito de empreendedorismo tem sido difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990. Existem vários fatores que expliquem esse repentino interesse pelo assunto. No caso do brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras, e a necessidade da diminuição das altas taxas de falência dessas empresas são, sem dúvida motivos para a popularidade do termo ‘empreendedorismo’ (DORNELAS, 2008).
A verdadeira questão de ser ou não empreendedor, reside em averiguar quem é o inovador e se este nasce ou pode ser formado.
Não é difícil acreditar que há algo intrínseco encontrado nos empreendedores, que lhes dá um carisma especial para criar negócios verdadeiramente inovadores. (SARKAR, 2009)
As teorias de base econômica que atribuem ao empreendedorismo fator importante para desencadear processos de crescimento e desenvolvimento econômico associaram o empreendedor à inovação, à criatividade e à capacidade de assumir riscos moderados (SCHUMPETER, 1961).
Diante disso, o presente trabalho irá abordar quatro exemplos de empreendedores de distintas áreas, analisando: origem, área e local de atuação, formação, produtos, problemas enfrentados e resultados.
Honda
Soichiro Honda nasceu em 1906, em Yamahigashi, em uma aldeia chamada Tenryu-shi. Foi perto da casa em que morava nessa aldeia que ele viu pela primeira vez um automóvel chegando pela estrada que por ali passava.
Honda ia se lembrar por toda a vida de como saiu correndo atrás dele, aquele curso de sua vida futura.
Seu pai Gihei, era um ferreiro de oficio, seu principal trabalho era consertar ferramentas agrícolas, mas também fabricava espadas e armas. Muito influente